Combate à doença recebe atenção especial
Cartazes, murais e outros materiais informativos sobre a hanseníase passam a fazer parte do cenário das unidades de saúde do município de Brusque a partir da próxima semana, quando a Prefeitura reforça a campanha de conscientização e combate à doença. Na tarde desta terça-feira (29), profissionais da área participaram de uma capacitação sobre o tema e, a partir de agora, estarão responsáveis por trabalhar o conteúdo junto a suas comunidades.
De acordo com dados da direção de vigilância em saúde, Brusque possui dois casos confirmados da doença e ambos estão sendo acompanhados pela rede pública. Mirela Corrêa é uma das responsáveis pela ação e conta que a luta contra a hanseníase depende muito do diagnóstico precoce, das informações sobre a doença, sinais e sintomas que devem ser divulgados à sociedade. “Convocamos todos para combater a hanseníase. Ao perceber alguém com sintomas, encaminhe para a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, destaca.
Durante o encontro realizado com os profissionais da saúde foi possível esclarecer dúvidas e trocar informações sobre os procedimentos que devem ser adotados para o atendimento de casos suspeitos. A ação foi realizada em função do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, que acontece sempre no último domingo do mês de janeiro.
Considera-se um caso suspeito de hanseníase a pessoa que apresenta um ou mais dos seguintes sintomas: lesão de pele com alteração de cor e de sensibilidade ao calor, frio, à dor, ao tato, dormência, formigamento, nódulos (caroços doloridos), edemas (inchaços), manchas esbranquiçadas, acometimento de nervos periféricos (pele) e troncos nervosos com espessamento neural. O diagnóstico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença e impedem a instalação de incapacidades físicas.